segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Interações Medicamentosas

Interações medicamentosas são tipos especiais de respostas farmacológicas, em que os efeitos de um ou mais medicamentos são alterados pela administração simultânea ou anterior de outros, ou através da administração concorrente com alimentos. 
As respostas decorrentes da interação podem acarretar potencialização do efeito terapêutico, redução da eficácia, aparecimento de reações adversas com distintos graus de gravidade ou ainda, não causar nenhuma modificação no efeito desejado do medicamento, portanto, a interação entre medicamentos pode ser útil (benéfica), causar respostas desfavoráveis não previstas no regime terapêutico (adversa), ou apresentar pequeno significado clinico.

As interações podem afetar a absorção, distribuição, ação sobre os receptores, o metabolismo e a excreção dos medicamentos. Saber em que fase ocorre a interação é de extrema importância, o farmacêutico é o profissional mais qualificado para buscar interações medicamentosas em uma prescição médica. 

Na prática todos os indivíduos submetidos a terapia farmacológica com dois ou mais medicamentos estão expostos aos efeitos das interações adversas, mas determinados grupos são certamente mais suscetíveis, por exemplo, os idosos, os portadores de doenças crônicas, os usuários de dispositivos para infusão de medicamentos intravenosos ou de sonda enteral.
Nos idosos a degeneração dos sistemas orgânicos, o excesso de medicamentos prescritos, o tempo de tratamento, a prática da automedicação e os inúmeros distúrbios de órgãos ou sistemas responsáveis pela farmacocinética dos medicamentos são alguns dos itens que ampliam a possibilidade de interações adversas. 
Os portadores de doenças crônicas como cardiopatias, hepatopatias, nefropatias; os com afecções que acometem o sistema imunológico tais como câncer, síndrome da imunodeficiência adquirida, lúpus, artrite reumatóide ou que são submetidos à terapia com agentes imunossupressores (corticosteróides, quimioterápicos antineoplásicos, modificadores de respostas biológicas, entre outros) são expostos a protocolos de tratamento com múltiplos medicamentos e por tempo prolongado, fatores importantes, que quando combinados podem precipitar reações indesejáveis e agravar o quadro fisiopatológico já instalado. 
Os usuários de cateteres venosos centrais e os de sonda para dieta enteral são freqüentemente portadores de distúrbios do sistema digestório capazes de afetar o movimento e aproveitamento das moléculas dos medicamentos no organismo.
Nos pacientes de unidades de terapia intensiva a infusão contínua de medicamentos vasoativos e a administração intermitente de outros (antibióticos, analgésicos, ansiolíticos, antieméticos) são comuns e necessárias, em contrapartida, são situações potenciais para ocorrência de interações adversas, especialmente quando cuidados em relação à compatibilidade entre os medicamentos e os intervalos de administração entre eles não são considerados.
A maceração de comprimidos ou drágeas, como forma de administração dos medicamentos pela sonda enteral pode facilitar a associação de agentes não compatíveis entre si, causando reações indesejadas. Além disto, os nutrientes da dieta podem interferir na ação dos medicamentos e acarretar danos no paciente, por exemplo, crise hipertensiva observada na administração concorrente de derivados do leite e procarbazina.

Sabendo da importância de se conhecer as interações medicamentosas 2 Gotinhas de Rivotril preparou para você um série de posts com as principais interações, que você poderá conferir durante essa semana. 
Entando em contato com o blog você ainda pode ter uma análise da sua precrição médica em busca de interações, com o objetivo de otimizar seu tratamento.

3 comentários:

  1. rivotril e metildopa...pode ser?

    ResponderExcluir
  2. tem interação rivotril e metildopa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ana,

      Não encontrei interações entre os dois medicamentos relatadas.
      Os fabricantes de ambos não relatam nada em suas bulas e também não encontrei em estudos publicados a respeito.

      Qualquer dúvida é só perguntar, se estiver usando os dois medicamentos e estiver sentindo alguma coisa estranha, converse com seu médico.

      Excluir