sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ressaca

Aproveitando que hoje é sexta-feira, praticamente dia mundial do happy hour, 2 Gotinhas de Rivotril preparou um post sobre a ressca, para você aproveitar o final de semana e estar bem na segunda-feira.


O termo médico para ressaca é veisalgia, que é definido como a soma de efeitos fisiológicos desagradáveis resultantes do consumo excessivo e álcool. Pode também ser definida como uma espécie de crise abstinência do organismo.
Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, náuseas, sensibilidade a luz e ao barulho, letargia, mundanças transitórias e repentinas no ânimo, sede, diarréia.
Esses sintomas são causados por desitratação, hipoglicemia. intoxicação por acetaldeído, e deficiência de vitamina B12.

Durante o consumo de álcool o organismos trabalha de forma diferente. O fígado trabalha mais que o normal, uma vez que o álcool é metabolizado no fígado (a vitamina B12 participa desse processo, por isso sua deficiência) e excretado pela bile. O fígado tem que produzir mais bile para conseguir eleminar todo o álcool ingerido. O estômago produz mais suco gástrico, devido a ingestão constante e os produtos do metabolismo do álcool diminuem a glicogênese do fígado, o que causa hipoglicemia.

Não há estudos que comprovem, ou mostrem, como prevenir a ressaca. Alguns especialistas inclusive acreditam que não há métodos previsíveis, uma vez que cada organismo reage de uma forma mas, algumas dicas podem ajudar você a, pelo menos tentar, evitar a ressaca.

- Beber água antes, durante e depois do consumo de álcool. A água vai diluir o álcool facilitando assim o trabalho do fígado e dos rins!
- Comer carboidrattos antes da ingestão de álcool. Os carboidratos ajudam a processar o álcool.
- Conhecer os limites do seu corpo. Quanto maior a quantidade de bebida ingerida maior a probabilidade de uma ressaca no dia seguinte.
- Comer enquanto bebe.

Não existe remédio para a ressaca!!!
No dia seguinte a melhor opção é respeitar seu corpo, não exigir demais dele. Muita água e comidas leves.
Chá de boldo pode ajudar a diminuir os sintomas da ressaca.
No site Terra você encontra uma receita de suco para ajudar na ressaca!
Uma cervejinha no outro dia também pode ajudar, não outro porre!!! Como a ressaca é abstênencia de álcool, a cerveja além de ajudar o fígado a se recompor ainda vai ajudar no funcionamento dos rins. Seria como tratar um drogado com doses cada vez menores da droga.

Normalmente os sintomas de ressaca duram de 1 a 4 horas mas, como nem todos são iguais para um pode durar mais e outros podem nem ter.

Aqui você pode encontrar um teste como os mitos e verdades sobre a ressaca. Você fica sabendo o quanto você entende do assunto.

Beba com moderação e se beber não dirija!

3 comentários: