quarta-feira, 19 de outubro de 2011

As Novas Diretrizes para o Tratamento de Varizes

Na semana passada a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) apresentou suas novas diretrizes sobre os tratamentos de varizes, doença que, segundo estimativas, afeta ou vai afetar até o final da vida 50% das mulheres e 37% dos homens no Brasil. Trata-se de um conjunto de normas que deve orientar os médicos no atendimento de pacientes com esse tipo de problema. As diretrizes foram apresentadas no 39º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular, em São Paulo.

As diretrizes envolvendo terapias de compressão elásticas, que são as meias indicadas para pacientes com varizes, já foram aprovadas pela Associação Médica Brasileira (AMB). Elas definem quem e como deve receitar a meia compressora, e quando e para qual finalidade ela deve ser usada.

O coordenador nacional das diretrizes da SBACV, o cirurgião Aldemar Araújo Castro, destaca a importância das normas: "Devemos deixar explícito para todos os médicos e também para a população a melhor forma de tratar o doente", disse. Segundo ele, as "regras" foram feitas com base em perguntas feitas pela própria classe médica sobre os procedimentos envolvendo as doenças vasculares. "Devem colocar um ponto final nas divergências que existem entre profissionais ao tratar a doença."

É importante ressaltar que o uso das meias de compressão não evita o aparecimento de varizes, somente diminui a dor e o inchaço característicos da doença. Segundo a SBACV, para evitar o aparecimento de varizes é preciso — além de seguir os mesmo hábitos recomendados para a prevenção de doenças cardíacas, como perder peso, não fumar e praticar exercícios — evitar ficar em pé ou sentado por muito tempo, não usar cintas abdominais apertadas e, se possível, não tomar hormônios anticoncepcionais .

Diretrizes sobre terapia de compressão elástica

• Somente o médico deve prescrever a meia ao paciente, levando em conta a medida da perna, compressão e modelo
• O uso da meia elástica melhora significativamente os sintomas da insuficiência venosa, como dores e sensação de peso
• O uso de meia elástica em gestantes melhora as dores provocadas pelas dilatações venosas, mas não impede o surgimento de novas varizes
• O uso de meia elástica em pacientes que já tiveram trombose venosa é recomendado e reduz incidência de problemas decorrentes da doença
• Não usar a compressão pode aumentar a recorrência de úlceras por insuficiência venosa
• Usar meias elásticas diariamente após três semanas de uma escleroterapia (a maneira mais comum de eliminar pequenos vasos, feita por meio de injeções) melhora o resultado do tratamento
 
Na última terça-feira o Jornal Hoje apresentou uma máteria sobre o uso das meias de compressão que você pode conferir aqui.  
 
 
Varizes: são dilatações ou tortuosidades de veias do corpo humano. As mais comuns são as varizes dos membros inferiores, sendo estas as alterações patológicas mais vivenciadas pela Angiologia e pela Cirurgia vascular. São mais comuns em mulheres e estão vinculadas a hereditariedade. Gravidez, obesidade, menopausa e envelhecimento são fatores que contribuem para seu aparecimento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário