terça-feira, 11 de outubro de 2011

DST - Sífilis

Sífilis é uma doença infecciosa e contagiosa causada pela  bactéria Treponema pallidum. É adquirida principalmente por comntato sexual desprevinido, com parceiro infectado, pode ser tarnsmitida de mãe para filho (sífilis congênita) ou na fase mais avançada da doença pode ser transmitida pelo beijo ou lesões na pele.

Pode acometer vários órgãos e de acordo com com suas características de evolução pode ser dividida em: Sífilis primária, segundária, latente, terciária ou tardia. 

Sífilis primária: também conhecida como Cancro Duro. Trata-se de uma lesão ulcerada (cancro) não dolorosa (ou pouco dolorosa), em geral única, com a base endurecida, lisa, brilhante, com presença de secreção serosa (líquida, transparente) escassa e que pode ocorrer nos grandes lábios, vagina, clítoris, períneo e colo do útero na mulher e na glande e prepúcio no homem, mas que pode tambem ser encontrada nos dedos, lábios, mamilos e conjuntivas. É frequente também a adenopatia inguinal (íngua na virilha) que, em geral passa desapercebida. O cancro usualmente desaparece em 3 a 4 semanas, sem deixar cicatrizes. Entre a segunda e quarta semanas do aparecimento do cancro, as reações sorológicas (exames realizados no sangue) para sífilis tornam-se positivas. 


 
Sífilis Secundária: é caracterizada pela disseminação dos treponemas pelo organismo e ocorre de 4 a 8 semanas do aparecimento do cancro. As manifestações nesta fase são essencialmente dermatológicas e as reações sorológicas continuam positivas. 



Sífilis Latente: nesta fase não existem manifestações visíveis mas as reações sorológicas continuam positivas.

Sífilis Adquirida Tardia: a sífilis é considerada tardia após o primeiro ano de evolução em pacientes não tratados ou inadequadamente tratados. Apresentam-se após um período variável de latência sob a forma cutânea, óssea, cardiovascular, nervosa etc. As reações sorológicas continuam positivas também nesta fase. 



O diagnóstico é feito através de pesquisa direta do agente nas lesões e também por exames sorológicos (VDRL, FTA-ABS). Caso a Sífilis não seja identificada no seu estágio primário (10 a 90 dias) ou no seu estágio secundário (1 a 6 meses, mas que também pode perdurar por anos na sua forma latente ou assintomática), a Sífilis entra no estágio terciário. Nessa fase o diagnóstico é bem preciso mas várias seqüelas podem advir da doença.
Um método muito eficaz para o autodiagnóstico de Sífilis e de várias outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) é sempre estar atento à sua saúde e realizar testes laboratoriais rotineiros. No Brasil, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA's) permitem aos cidadãos realizar testes laboratoriais gratuitamente e receber informações e aconselhamento sobre as DSTs.
A Sífilis faz parte das DSTs que são notificadas ao Mistério da Saúde. 
Uma vez diagnosticada a Sífilis os pareceiros sexuais devem ser informados.

O tratamente é feito com antibióticos. A cura é completa se tratada precocemente e adequadamente.

A prevenção é feita com o uso correto de preservativos e número limitado de parceiros sexuais.

É de extrema impotância que a Sífilis seja diagnosticada e tratada precocemente pois se em estágio avançado suas sequelas são irreverssíveis!!

Um comentário:

  1. SUS disponibilizará teste rápido para Sífilis. Saiba mais em :http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/990837-sus-vai-oferecer-teste-rapido-para-sifilis.shtml

    ResponderExcluir