sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sibutramina

Essa semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a venda de três inibidores de apetite derivados de anfetamina, anfepramona, femproporex e mazindol, e manteve o registro da Sibutramina.
A Sibutramina passa a ser vendida mediante apresentação de um termo de informação, em três vias, assinado pelo médico e paciente e dentro de um ano será feita uma nova revisão sobre o impacto da manutenção do medicamento no mercado.

Em 2010 a Sibutramina foi proibida na União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Uruguai, Paraguai e México.A proibição nesses paciente teve como principal argumento um estudo de 2009 realizado a pedido do p´roprio fabricante do medicamento, com 10 mil pacientes, que demonstrou que pacientes obesos que usavam a droga apresentavam um risco aumentado de problemas cardíacos e derrame. 
No Brasil, o medicamento passou a ser vendido mediante apresentação de receita azul.

A sibutramina age inibindo a recaptação da serotonina o que aumenta a disponibilidade deste neurotransmissor em nível cerebral.Diferentemente dos outros medicamentos utilizados para emagrecer, a ação principal da sibutramina não está em reduzir a fome mas sim em aumentar a sensação de saciedade do indivíduo. 
Pode apresnetar os seguintes efeitos adversos: aumento de pressão, taquicardia, palpitações, vasodilatação, constipação, xerostomia, dor de cabeça, insônia, parestesia, lombalgia, náusea, dispepsia, sudorese, alteração do paladar, dismenorréia, alterações visuais (moscas volantes).
É contra indicada para paciente que tem hipersensibilidade conhecida a esta substância ou a qualquer outro componente da fórmula; que façm uso de bebidas alcoólicas; que tenham antecedentes de anorexia nervosa ou bulimia; conhecimento ou suspeita de gravidez; durante a lactação; pacientes que fazem uso de IMAO; pacientes hipertensos; obesidade ligada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares; diabetes mellitus tipo 2, com sobrepeso ou obesidade e ligada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Interações Medicamentosas: 
Sibitramina x inibidores da MAO (isocarboxazida, fenelzina, iproniazida, moclobemida) --->  aumento da síndrome serotoninérgica. 
O tratamento com inbidores da MAO deve ser descontinuado 2 semanas antes do ínicio do tratamento com Sibitramina e vice-versa.

Sibutramina x inibidores seletivos da recaptação de serotonima (citalopram, fluoxetina, paroxetina, sertralina, fluvoxamina, escitalopram) ---> sindrome serotoninérgica! Potencialização dos efeitos dos medicamentos.

Não há muitos relatos de interações medicamentosas com a Sibutramina, porém um relato de caso bem interessante sobre um surto psicótico decorrente da interação entre Sibutramina e Finasterida pode ser lido aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário