segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Atenção farmacêutica e os benefícios que essa prática pode trazer para você.

Todo mundo conhece o farmacêutico como aquele profissional que trabalha na drogaria ou então na indústria mas, você sabia que o farmacêutico pode fazer muito mais e esse muito mais pode trazer beneficios para você?
Além da drogaria, da indústria, do laboratório de análises clinicas e dos hospitais o farmacêutico pode desenvolver um trabalho de Atenção Farmacêutica com os pacientes. E isso só traz benefícios e contribui para eficácia do tratamento e melhora na qualidade de vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde a atenção farmacêutica é: um conceito de prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. A AF é o compêndio das atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores éticos, as funções, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia com o objetivo de obter resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente.
Segundo o Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica - OPAS 2002: é um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção
de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde.

Resumindo: atenção farmacêutica é a participação do farmacêutico no tratamento do paciente, promovendo o uso racional de medicamentos, evitando problemas relacionados a medicamentos e contribuindo com informaçãoes a cerca dos medicamentos buscando sempre trazer benefícios ao paciente.
No Brasil essa ainda é uma prática pouco conhecida, está começando aos poucos, acontecendo principalmente em hospitais, enquanto que em alguns países, como na Espanha, o farmacêutico já tem até consultório próprio para atender seus pacientes.

Quando você vai comprar um medicamento na farmácia o o farmacêutico te dá orientações de como usar o medicamento ele está praticando atenção farmacêutica. Quando você recebe alta hospitar e um farmacêutico vai te orientar sobre os medicamentos também é atenção farmacêutica. Mas esse trabalho pode ir além. 
Num trabalho conjunto com você e seu médico o farmacêutico pode contrinbuir e muito para o seu tratamento e bem estar. O farmacêutico é o profissional capacitado para avaliar sua prescrição médica e dignosticar, solucionar e até mesmo previnir problemas relacionados a medicamentos, além de ser o profissional que pode te dar todas as informações, sobre os medicamentos, que você queira ou venha a precisar. 
O farmacêutico pode te dizer os melhores horários para administração dos medicamentos para que não haja nem interações com outros medicamentos nem com alimentos, te explicar a melhor maneira de tomar aquele medicamento e o porque disso podendo assim evitar possiveis efeitos adversos além de te ensinar os cuidados que você deve ter com os seus medicamentos. E tudo isso contribui para uma melhora na eficácia do seu tratamento e pro seu bem estar.
Você pode procurar serviços de Atenção Farmacêutica nas drogarias, nos hospitais ou ainda com farmacêuticos que prestem serviços em domicílio, particularmente. Se você mora na cidade de São Paulo a farmacêutica, autora desse blog, presta esse serviço a pacientes interessados.
Se você quiser saber mais sobre Atenção Farmacêutica e as vantagens que esse serviço pode trazer para você procure um farmacêutico, seja na farmácia, hospital ou entrando em contato com esse blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário