domingo, 20 de novembro de 2011

Hepatite, season finale

Esse blog trouxe pra você uma série de posts sobre Hepatites, mostrou as diferenças entre os tipos mais conhecidos ( Hepatite A, B e C), falou sobre outras duas não tão conhecidas (Hepatite Alcóolica e Medicamentosa) e para encerrar a série traz para você um resumo (bem resumido) dos outros tipos de Hepatites existentes.
Pois é, existem outros tipos de Hepatite que a maioria das pessoas desconhecem. Você pode saber mais sobre Hepatites no site hepcentro, principal fonte de referência da série desse blog.

Hepatite D
O vírus da hepatite D ou delta é um dos menores vírus RNA animais. Tão pequeno que é incapaz de produzir seu próprio envelope protéico e de infectar uma pessoa. Para isso, ele precisa utilizar a proteína do vírus B. Portanto, na grande maioria dos casos a hepatite D ocorre junta a B, ambas com transmissão parenteral (sangue contaminado e sexual). O vírus D normalmente inibe a replicação do B, que fica latente.

Hepatite E
É uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vírus da hepatite E, que se pode curar de forma subclínica. Sua transmissão é do tipo fecal oral, através do contato com alimentos e água contaminados, e os sintoma iniciam em média 30 dias após o contágio. É mais comum após enchentes. Não existe vacina para hepatite E.

Hepatite por Citomegalovírus e/ou pelo Vírus Epstein Barr
O citomegalovírus (CMV) e o vírus Epstein-Barr (EBV) pertencem às sub-famílias beta e gama dos vírus da herpes. Eles apresentam pouco tropismo, ou seja, não afetam um órgão específico, mas espalham-se pelo corpo através dos leucócitos periféricos após a infecção. Podem causar hepatite como principal manifestação clínica, mas geralmente esta hepatite é assintomática.

Hepatite Autoimune
A hepatite autoimune (HAI) é uma doença causada por um distúrbio do sistema imunológico, que passa a reconhecer as células do fígado (principalmente hepatócitos) como estranhas. A partir daí o sistema imune desencadeia uma inflamação crônica, com destruição progressiva do fígado e a formação de cicatrizes (fibrose). Sem o tratamento adequado em tempo, isso pode levar a progressão para cirrose com suas complicações, como varizes de esôfago, ascite e encefalopatia hepática. Cirrose biliar primária, colangite esclerosante primária, colangite autoimune e outras hepatopatias crônicas que têm bases imunológicas, mas que afetam primariamente as células dos canais biliares e têm resposta insatisfatória à corticoterapia são consideradas à parte. 


Existem ainda outros tipos de Hepatites, que você pode conhecer o site citado acima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário