terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Zika Vírus

A zika é uma doença causada por um vírus transmitido por mosquitos Aedes, incluindo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, que também transmitem a dengue e a chikungunya

O vírus Zika foi isolado pela primeira vez em primatas não humanos em Uganda, na floresta Zika em 1947, por esse motivo esta denominação. Entre 1951 a 2013, evidências sorológicas em humanos foram notificadas em países da África (Uganda, Tanzânia, Egito, República da África Central, Serra Leoa e Gabão), Ásia (Índia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Indonésia) e Oceania (Micronésia e Polinésia Francesa). Nas Américas, o Zika Vírus somente foi identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile no oceano Pacífico, 3.500 km do continente no início de 2014.
A zika chegou em 2015 ao Brasil, atingindo primeiramente o Nordeste, e ficou conhecida como "virose misteriosa". 
Os sintomas, que normalmente surgem 10 dias após a picada,incluem manchas pelo corpo, coceira, febre e conjuntivite, além de dor nas articulações. Geralmente os sintomas desaparecem espontaneamente em 3 a 7 dias, podendo as dores articulares durarem até 1 mês. 
Além disso pessoas infectadas com o Zika Vírus podem desenvolver Síndrome de Guillain-Barré, que é uma doença neurológica caracterizada por fraqueza progressiva nas pernas, acompanhada de paralisia muscular. 
O Zika vírus não é contagioso, e por isso não passa de uma pessoa para outra. A única forma de pegar esta doença é sendo picado pelo mosquito. No entanto, se um mosquito que não tem o Zika vírus picar uma pessoa que está com Zika, ele é contaminado e começa a passar a doença para outras pessoas através de sua picada. 
O vírus pode passar de mãe para filho durante a gravidez podendo causar microcefalia, que é um transtorno caracterizado por um cérebro pequeno.
Não existe tratamento específico. O tratamento dos casos sintomáticos recomendado é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor. No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados. No entanto, é desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico e outros drogas anti-inflamatórias em função do risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica como ocorre com outros flavivírus.
As medidas de prevenção e controle são semelhantes às da dengue e chikungunya. Não existem medidas de controle específicas direcionadas ao homem, uma vez que não se dispõe de nenhuma vacina ou drogas antivirais.
É importante que se combate o mosquito durante todo o ano e não somente nos períodos de chuva!
Especialistas acreditam que a zika promove a imunização de quem adoece. De qualquer forma, ainda poderá pegar outras doenças causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, como os quatro tipos de dengue e a febre chikungunya. 


Ainda não existe vacina contra a zika.

Se apresentar os sintomas da doença procure um médico e siga suas orientações, além disso fique atento a qualquer mudança no seu quadro clínico. 

Fonte: Ministério da Saúde 






Nenhum comentário:

Postar um comentário