segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Diane 35

Ficha Técnica
Nome: Diane 35
Principio ativo: Acetato de Ciproterona + etinilestradiol 
Classificação: Anticoncepcional 
Apresentação: Caixa com 21 comprimidos contendo Acetato de Ciproterona 2mg + etinilestradiol 0,035mg 
Fabricante: Bayer 

Tenho visto muitos blogs falando da proibição do Diane 35 na França devido a mortes relacionadas ao uso do medicamento. Isso realmente aconteceu, em 2013! Fato que muitos desses blogs estão deixando de mencionar. 
Na época, a Vigilância Sanitária publicou um informe sobre o medicamento que você pode ler aqui. Nele a ANVISA diz que  não havia geração de sinal de risco sanitário no banco de dados no sistema de notificação da Agência e que iria continuar monitorando a segurança do medicamento. 
Não houve mudança no cenário brasileiro desde então. 

Todos os anticoncepcionais apresentam risco de trombose, uns mais outros menos e por esse motivo eles são contra indicados para pacientes com risco de trombose.
Na bula do Diane 35: 
Medicamentos contendo combinações de estrogênio/progestógeno não devem ser utilizados na presença das seguintes condições: 
- presença ou história de processos trombóticos/tromboembólicos arteriais ou venosos, como, por exemplo, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio ou de acidente vascular cerebral; 
- presença ou história de sintomas e/ou sinais prodrômicos de trombose (por exemplo: episódio isquêmico transitório, angina pectoris); 
- história de enxaqueca com sintomas neurológicos focais; 
- diabetes melitus com alterações vasculares; 
- a presença de um fator de risco grave ou múltiplos fatores de risco para a trombose arterial ou venosa também pode representar uma contraindicação (veja item “Precauções e advertências”); 
- presença ou história de pancreatite associada à hipertrigliceridemia grave; 
- presença ou história de doença hepática grave, enquanto os valores da função hepática não retornarem ao normal; 
- presença ou história de tumores hepáticos (benignos ou malignos); 
- diagnóstico ou suspeita de neoplasias dependentes de esteróides sexuais (por exemplo, dos órgãos genitais ou das mamas); 
- sangramento vaginal não-diagnosticado; 
- suspeita ou diagnóstico de gravidez; 
- lactação; 
- hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer um dos componentes do produto. Se qualquer uma das condições citadas anteriormente ocorrer pela primeira vez durante o uso de medicamentos contendo combinações de estrogênio/progestógeno, a sua utilização deve ser descontinuada imediatamente. O produto não está indicado para pacientes do sexo masculino. 

Diane 35 é um dos anticoncepcionais mais prescritos no país e quando usado com indicação médica e monitoramento não há riscos.
A Bayer disponibiliza uma bula bastante completa em seu site além de canais onde você pode tirar qualquer dúvida sobre o medicamento, inclusive um chat online. 


Vale sempre lembrar que o uso desse medicamento com antibióticos aumenta o risco de gravidez, por isso outro método contraceptivo deve ser usado nesse período.
Não tome medicamentos sem indicação médica! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário