sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Doenças que podem ser transmitidas pelo beijo

Carnaval começa hoje e em todo lugar tem propagandas para o uso de camisinha e não dirigir se beber mas quase ninguém se lembra de falar das doenças que podem ser transmitidas pelo beijo. 
E todo mundo sabe que nessa época beijo é o que não falta por isso, esse blog traz hoje para você um post com as doenças que podem ser transmitidas pelo beijo. 

Doenças transmitidas pelo beijo
• Cárie dental – doença infectocontagiosa causada por bactérias como Streptococcus mutans, que provoca a desmineralização do esmalte do dente, ocasionando destruição localizada, progressiva e irreversível. 
• Gengivite – inflamação da gengiva, causada por bactérias (placas), que pode se agravar e atingir o osso alveolar, o qual envolve e mantém firmes os dentes. Tem-se observado o aumento do número de casos de gengivite. É de se crer que, além da ausência de cuidados com a higiene bucal, a prática do “ficar”, muito comum entre os jovens e adultos de hoje, esteja contribuindo para isso.
• Faringite – inflamação da faringe, região situada entre as amígdalas e laringe (onde se forma a voz), pode ser causada por vírus e bactérias.
• Laringite – inflamação aguda ou crônica da laringe (onde estão as cordas vocais), causada por vírus e também bactérias.
• Amigdalite – inflamação das amígdalas, geralmente provocada por uma infecção estreptocócica (bacteriana) ou, com menos frequência, por uma infecção viral.
• Herpes labial – afecção cutânea aguda causada pelo Herpes simplex virus. Normalmente se manifesta quando a imunidade está baixa, situação que acontece com frequência no carnaval onde as pessoas tem dias seguidos de pouco sono, muito desgaste físico e consumo de álcool. 
• Mononucleose – é uma doença de progressão benigna e muito comum; 79% dos casos são causados pelo vírus Epstein-Barr, e 21%, pelo Cytomegalovirus, ambos transmitidos pelo beijo, saliva e troca de outras secreções. Caracteriza-se por febre, aumento do número de monócitos (globulos brancos) no sangue, angina (sensação de angústia, opressão torácica, devido a um fornecimento insuficiente de oxigênio ao coração), aumento do volume do baço, erupções cutâneas, etc.
• Hepatite A e B – infecção inflamatória do fígado. A vacinação pode preveni-la.
• Meningite – inflamação das meninges (conjunto das três membranas que envolvem o eixo cerebroespinhal). Pode ser cerebral, espinhal ou cerebroespinhal, de origem bacteriana, tóxica, parasitária ou secundária a diversas doenças.
• Gripe – doença infecciosa muito contagiosa, quase sempre epidêmica, devido a vários vírus do grupo Myxovirus influenzae.
• Tuberculose – doença infecciosa e contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch).
• Sífilis – doença sexualmente transmissível causada pelo Treponema pallidum (treponema pálido). 

A saliva não transmite o vírus da AIDS, que só é transmitido através do sangue. Se o beijo acontece entre duas pessoas que têm gengivite, ou qualquer outro ferimento na boca, o HIV pode penetrar na corrente sanguínea. 

A Mononucleose, popularmente conhecida como "doença do beijo" tem um aumento de casos logo após o carnaval. Assim como o Herpes e as outras doenças, a Mononucleose se manisfesta, com maior frequência, quando a imunidade está baixa e nessa época do ano isso é muito comum devido aos dias seguidos de pouco sono, ingestão de álcool e desgaste físico. Para minimizar esses efeitos, e tentar não baixar tanto a sua imunidade tente fazer refeições reforçadas, se hidratar e procurar descansar o máximo que conseguir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário