segunda-feira, 7 de maio de 2012

Os perigos do uso indiscriminado dos Colírios

No dia 7 de maio é comemorado o dia do Oftalmologista e por isso, hoje, o blog vai falar um pouquinho sobre essa espacialidade médica, as doenças oculares e os perigos do uso indiscriminado de colírios.

A Oftalmologia é a especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas aos olhos e a visão.
O médico oftalmologista é capacitado para prescrever tratamento médico de todas as doenças oculares, correção para os problemas de visão e realizar cirurgias nos segmentos clínico e hospitalar. Dependendo da sua especialização ele poderá também desenvolver seu trabalho em oftalmo-pediatria, plástica ocular, doenças das vias lacrimais e orbitárias, estrabismo, cirurgia refrativa, oftalmo-acupuntura. 

No site do Centro Brasileiro da Visão você pode ler textos sobre as doenças oculares. Lá você encontra as definições de doenças "populares" como o Glaucoma e também sobre doenças menos conhecidas como a Ambliopia (baixa visão que não é corrigida com óculos). Além disso você também encontra no site notícias, artigos, é possível marcar consultas, etc.

Os colírios são os medicamentos mais comumente prescritos pelos oftalmologistas e não devem ser usados sem orientação médica, mesmo os colírios lubrificantes! O uso impróprio pode causar problemas graves, como perda acentuada da visão. 
De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, no verão 4 em cada 10 pacientes chegam á consulta usando um colírio indicado por um amigo, no restante do ano, estudos realizados pelo médico, mostram que esse número é de 3 em 10 pacientes. "O brasileiro não vê o colírio como um medicamento porque todas as fórmulas lubrificam. Mesmo que causem ardência ao entrar em contato com o olho, acabam melhorando o conforto visual momentaneamente. O problema, é que o alívio é muito rápido e as pessoas acabam exagerando no número de aplicações, resultado: quanto mais pingam o colírio maior é o desconforto decorrente da concentração e toxicidade dos conservantes."

Atente-se aos cuidados abaixo quando estiver fazendo uso de algum colírio:

* Lave as mãos antes e depois de qualquer aplicação, de qualquer medicamento nos olhos.

* Siga rigorosamente as orientações do oftalmologista. Respeite o número de aplicações recomendadas por dia.

* Se você usa lentes de contato, retire-as antes da aplicação e só recoloque 10 minutos depois.

* Pingue uma gota de colírio de cada vez.

* Não encoste o aplicador nos olhos para evitar contaminação.

* O frasco é de uso individual, nunca divida com outra pessoa.

* No caso de uso de mais de um colírio, aguardar 15 minutos entre as aplicações.

* Relate ao oftalmologista qualquer incomodo durante a aplicação.

Por achar que são inofensivos as pessoas esquecem que o uso de colírios com outros medicamentos pode causar interações, como inibir o efeito do anticoncepcional ou causar um processo de asma, por exemplo. 
Muito usado pela população para lubrificar os olhos, o colírio Moura Brasil deve ter o uso evitado em pacientes que fazem uso de inibidores da MAO pois intensificam os efeitos desses medicamentos.

Não use nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico. Em caso de dúvidas você pode entrar em contato com o blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário