As pílulas anticoncepcionais se enquadram na categoria dos métodos hormanais de contracepção. São uma combinação de estrogênio e progesterona administradas oralmente e que inibem a ovulação normal da mulher.
Seu uso foi aprovado incialmente nos Estados Unidos em 1960 mas hoje milhões de mulheres no mundo inteiro fazem uso da conhecida pílula para evitar a gravidez indesejada.
As pílulas agem inibindo a ovulação pelo bloqueio da liberação de gonadotrofinas pela hipófise. Também modifica o muco cervical tornando-o hostil ao espermatozóide, altera as condições endometriais, modifica a contratilidade das tubas, interferindo no transporte ovular.
Pose-se dividir as pílulas anticoncepcionais em três categorias:
Pílulas monofásicas: toma-se uma pílula por dia, e todas têm a mesma dosagem de hormônios (estrogênio e progesterona). Começa-se a tomar no quinto dia da menstruação até a cartela acabar. Fica-se sete dias sem tomar, durante os quais sobrevém a menstruação.
Pílulas bifásicas: toma-se uma pílula por dia, mas existem pílulas com diferentes dosagens, conforme a fase do ciclo. Por isso, podem ter dosagens mais baixas, e causam menos efeitos colaterais. São tomadas como as pílulas monofásicas, mas têm cores diferentes, de acordo com a dosagem e a fase do ciclo: não podem ser tomadas fora da ordem.
Pílulas de baixa dosagem ou mini pílulas: têm uma dosagem mais baixa e contém apenas um hormônio (geralmente progesterona); causando menos efeitos colaterais. São indicadas durante a amamentação, como uma garantia extra para a mulher. Devem ser tomadas todos os dias, sem interrupção, inclusive na menstruação.IMPORTANTE: seu ginecologista é a pessoa certa para te indicar a pílula anticoncepcional adequada.
Além de evitar a gravidez a pílulas podem ter outras finalidades terapêuticas como: tratamentos de pêlos, acne e até de ovários polícísticos.
Porém também existem desvantegens no seu uso como:
- Pode causar efeitos colaterais em algumas mulheres, como náusea, sensibilidade dos seios, ganho de peso ou retenção de água, alterações no humor, manchas na pele, dor de cabeça, aumento na pressão sangüínea.
- Em algumas mulheres podem causar riscos à saúde. Desta forma, mulheres fumantes, com problemas cardíacos, com doenças do fígado e do coração, hipertensão, suspeita de gravidez, flebite ou varizes, glaucoma, enxaqueca, derrame, ou obesidade não devem usar pílulas.
- É menos efetiva quando tomada com algumas drogas. Certas medicações, como rifampicina, barbitúricos, fenitoína, carbamazepina e rifampicina, barbituratos, fenitoína e carbamazepina
Leia mais sobre Mulheres ainda tem muitas dúvidas sobre o uso da pílula anticoncepcional - Portal Farmacêutico em pfarma.com.brrifampicina, - Devem ser tomadas todos os dias e no mesmo horário. Algumas mulheres acabam esquecendo de tomar a pílula, principalmente no ínicio do tratamento, ocasionando a ineficácia do método contraceptivo.
Pra você que tem Ipad, IPhone ou Ipod a Bayer lançou um aplicativo, Hora da Pílula, cujo objetivo é lembrar as mulheres do horário de tomar seu anticoncepcional. O aplicativo é gratuito e está disponível na AppStore e tem em português!
Dúvidas sobre anticoncepcionais? Consulte um médico ou um farmacêutico. Você também pode deixar sua dúvida nos cometários desse blog.
Mais curiosidades sobre a pílula anticoncepcional aqui: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pilula-anticoncepcional-pode-afetar-memoria
ResponderExcluirPrograma Bayer Para Você
ResponderExcluirSe você faz uso dos anticoncepcionais da Bayer, Yasmin e Yas, você pode ganhar até 40% na compra participando do programa.
Basta participar seu anticoncepcional deve ter sido receitado por um médico, você se cadastra no site e pronto.
Acesse: http://www.bayerparavoce.com.br saiba mais e participe!