"Conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após repetido consumo de uma substância psicoativa, tipicamente associado ao desejo poderoso de tomar a droga, á dificuldade de controlar o consumo, á utilização persistente apesar das suas consequências nefastas, a uma maior prioridade, a uma maior prioridade dada ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações, a um aumento da tolerância pela droga e por vezes, a uma estado de abstinência física. A síndrome de dependência pode dizer respeito a uma substância psicoativa específica (por exemplo, o fumo, ao álcool ou o diazepam), a uma categoria de substâncias psicoativas (por exemplo, substâncias opiáceas) ou a um conjunto mais vasto de substâncias farmacologicamente diferentes."
Ainda segundo a OMS a dependência é caracterizada pela presença de três ou mais do eventos relacionados abaixo, por um determinado período de tempo durante um ano.
- Forte desejo ou compulsão por usar a substância
- Dificuldade em controlar o consumo da substância, em termos de inicio, término e quantidade
- Presença de síndrome de abstinência ou uso da substância para evitar o aparecimento da mesma
- Presença de tolerância, evidenciada pela necessidade de aumentar a quantidade para obter o efeito anterior
- Abandono progressivo de outros interesses ou prazeres em prol do uso da substância
- Persistência no uso apesar de diversas consequências danosas.
As duas principais formas em que a dependência se apresenta, ou os principais tipos de dependência, são a dependência física e psicológica mas, existem outros tipo também.
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas, por exemplo, desenvolveu um programa de ajuda as pessoas dependentes de internet e tecnologia. Você pode conhecer mais sobre esse trabalho aqui.
Durante essas semana esse blog vai falar sobre os tipos de dependência e também sobre algumas substâncias que podem causar dependência, acompanhe!