terça-feira, 20 de outubro de 2015

um anjo em nossas vidas

Há 19 anos menina magrelinha ouviu pela primeira vez falar em trissomia parcial do cromossomo 15. Sua irmã tinha nascido com "isso"!

Naquele época apenas umas 8 pessoas no mundo todo tinham essa alteração no dna e por isso ninguém nunca soube dizer o que se esperar para a irmã da menina magrelinha. Assim como também nunca souberam dizer a causa dessa mutação.
Por muito tempo menina magrelinha achou que culpa pudesse ser sua, afinal fatores externos podem ser causa de mutações genéticas e menina magrelinha foi uma adolescente das mais rebeldes sem causa. Depois de um tempo ela parou de pensar nisso mas enfim...

Nesses 19 anos a irmã da menina magrelinha ensinou a todos que vivem a volta dela mais coisas que muitas pessoas "normais"não conseguem ensinar em toda uma vida.

Ela ensinou a todos a como conviver com o diferente. A respeitar a limitações uns dos outros e que nem sempre os que tiram 10 na escola são os mais espertos.
Ela trouxe amor. Um amor sem limites e sem preconceito. Ela ensinou a todos terem paciência.
Ela veio para ensinar que todos que cada um a sua maneira são especiais.
Ela é como um anjo.

Hoje ela não fala, nunca falou, mas isso não a impede de maneira alguma de pedir aquilo que quer e ela sabe se fazer entender muito bem. Ela anda com dificuldades e precisa de ajuda para algumas coisas. Ela ainda usa fralda.
Mas nada disso impede que ela receba o amor mais genuíno de todos.

Os mais novos aprenderam com ela, desde cedo, que conviver com o diferente é legal. Os mais velhos se lembraram disso.

A irmã da menina magrelinha veio para mostrar que podemos ser mais fortes que pensamos, que conseguimos enfrentar as dificuldades do desconhecido e ser feliz no fim dia. Que o amor vence qualquer barreira.

E por que menina magrelinha tá falando disso só agora?
Pq todo mundo que tem uma Bê nas suas vidas é mais feliz! (ou pq o mundo tá precisando aprender esse amor simples e verdadeiro e sem preconceito)

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Medicamento Referência x Medicamento Similar x Medicamento Genérico

Desde que comecei a trabalhar em drogaria (até o começo desse ano só havia trabalhado em hospitais) percebi que as pessoas não sabem, ou não entendem, a diferença entre medicamentos de referência, similar e genéricos e que isso faz com que elas tenham muitas duvidas na hora de comprar medicamentos.
Para tentar ajudar vou esclarecer o que é cada um deles e falar o que pode ou não ser substituído pelo farmacêutico na hora da compra.

Medicamento de Referência
Medicamento de referência é um produto inovador ou seja, não existe outro como ele no mercado, registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária (no nosso caso ANVISA) e comercializado no país* onde sua eficácia, segurança e qualidade foram comprovados.
Os testes de eficácia, segurança e qualidade são apresentados no ato do registro do medicamento.

Os medicamentos de referência existentes no Brasil estão divididos em duas listas (lista A e lista B)  no site a ANVISA e podem ser acessadas por qualquer pessoa.

*para países com clima diferente novos testes de eficácia, segurança e qualidade devem ser realizados.

Há ainda no site da Anvisa uma lista com os medicamentos que não são capazes de gerar cópias ou seja, só irão existir os de referência no mercado. Essa lista está disponível aqui.

Por que os medicamentos de referência são mais caros?
Via de regra pois os custos com a descoberta do medicamento (não menos de 10 anos de pesquisas) estão embutidos no valor final do produto.
Mas hoje ser medicamento de referência não significa ser medicamento caro!!! Principalmente para aqueles que já possuem similares e/ou genéricos disponíveis no mercado.

Medicamento Similar
Medicamento similar é aquele que tem o mesmo principio ativo, a mesma concentração, forma farmacêutica (comprimido, cápsula, solução, pomada, etc), mesma via de administração (oral, tópica, etc), posologia e indicação do medicamento de referência. Devem obrigatoriamente ser identificados por um nome comercial.
Hoje todos devem apresentar testes que comprovem sua eficácia, segurança. Até o final de 2014 todos os medicamentos disponíveis no mercado tiverem que apresentar os testes a ANVISA além disso passam por testes de qualidade, assim como os medicamentos de referência.

No site da ANVISA existe uma lista dos medicamentos similares que podem substituir os medicamentos de referência, essa lista é atualizada todo mês de conforme novos medicamentos similares são registrados ou renovados. Além disso os medicamentos similares devem trazer na sua bula os dizeres: "medicamento similar equivalente ao medicamento de referência".

Medicamento Genérico
Medicamento genérico é aquele que tem o mesmo principio ativo nas mesma forma farmacêutica, concentração, via de administração, posologia e indicação que o medicamento de referência. São identificados pela tarja amarela com os dizeres: MEDICAMENTO GENÉRICO.
Devem ser apresentados os testes de eficácia, segurança e qualidade no ato do registro do medicamento.

O preço dos medicamentos genéricos deve ser 35% mais barato que o medicamento de referência.
Os medicamentos de referência podem ser substituídos por genérico pelo farmacêutico.

Resumindo...similares e genéricos são cópias dos medicamentos de referência!!

Se você ainda tiver dúvidas podemos falar mais sobre isso.