quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pílulas Anticoncepcionais

As pílulas anticoncepcionais se enquadram na categoria dos métodos hormanais de contracepção. São uma combinação de estrogênioprogesterona administradas oralmente e que inibem a ovulação normal da mulher. 
Seu uso foi aprovado incialmente nos Estados Unidos em 1960 mas hoje milhões de mulheres no mundo inteiro fazem uso da conhecida pílula para evitar a gravidez indesejada. 
As pílulas agem inibindo a ovulação pelo bloqueio da liberação de gonadotrofinas pela hipófise. Também modifica o muco cervical tornando-o hostil ao espermatozóide, altera as condições endometriais, modifica a contratilidade das tubas, interferindo no transporte ovular.
Pose-se dividir as pílulas anticoncepcionais em três categorias:
Pílulas monofásicas: toma-se uma pílula por dia, e todas têm a mesma dosagem de hormônios (estrogênio e progesterona). Começa-se a tomar no quinto dia da menstruação até a cartela acabar. Fica-se sete dias sem tomar, durante os quais sobrevém a menstruação.
Pílulas bifásicas: toma-se uma pílula por dia, mas existem pílulas com diferentes dosagens, conforme a fase do ciclo. Por isso, podem ter dosagens mais baixas, e causam menos efeitos colaterais. São tomadas como as pílulas monofásicas, mas têm cores diferentes, de acordo com a dosagem e a fase do ciclo: não podem ser tomadas fora da ordem. 
Pílulas de baixa dosagem ou mini pílulas: têm uma dosagem mais baixa e contém apenas um hormônio (geralmente progesterona); causando menos efeitos colaterais. São indicadas durante a amamentação, como uma garantia extra para a mulher. Devem ser tomadas todos os dias, sem interrupção, inclusive na menstruação.

IMPORTANTE: seu ginecologista é a pessoa certa para te indicar a pílula anticoncepcional adequada.

Além de evitar a gravidez a pílulas podem ter outras finalidades terapêuticas como: tratamentos de pêlos, acne e até de ovários polícísticos.
Porém também existem desvantegens no seu uso como: 

Caso você esqueça de tomar a pílula tome-a assim que lembrar, respeitando o período máximo de 12 horas do horário habitual de tomar. Se seu esquecimento passar de 12 horas existe um esquema de orientação conforme a semana do esquecimento. Esse esquema é diferente para anticoncepcionais contento 21 ou 24 pílulas, você deve consultar seu médico ou um farmacêutico para saber como proceder caso ultrapasse o período máximo de 12 horas.

Pra você que tem Ipad, IPhone ou Ipod a Bayer lançou um aplicativo, Hora da Pílula, cujo objetivo é lembrar as mulheres do horário de tomar seu anticoncepcional. O aplicativo é gratuito e está disponível na AppStore e tem em português!

Dúvidas sobre anticoncepcionais? Consulte um médico ou um farmacêutico. Você também pode deixar sua dúvida nos cometários desse blog. 

  

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, foi criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488. O objetivo é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Para lembrar esse dia o Instituto Nacional do Câncer (INCA), juntamente com o Ministério da Saúde, lancou uma campanha de combate ao fumo com o tema "Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro" e o matrial já está disponível no portal da saúde www.saude.gov.br.

Para não deixar esse dia passar em branco, esse blog reuniu uma série de sites onde você pode encontrar as respostas para as perguntas que você possa ter sobre o cigarro.

 Aqui  você pode fazer um teste para descobrir qual seu tipo de dependência do cigarro.


No site do O Globo você encontra uma lista de tratamentos par quem quer parar de fumar.

O Instituito Oncoguia fez uma lista com os 10 mitos persistentes sobre parar de fumar que você pode conferir aqui.

Você também pode acessar o portal da saúde para ter mais informações sobre o tabagismo.
Ainda no portal da sáude você descobrir como o combate ao fumo evita mortes por doenças crônicas

"Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro"

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Doenças Crônicas Não Transmissíveis - parte II Doenças Cardiovasculares

De um modo geral, doenças cardiovasculares são o conjunto de doenças que afectam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. As doenças cardiovasculares incluem: doença das artérias coronárias, ataque cardíaco, angina, síndrome coronariana aguda, aneurisma da aorta, arritmias, doença cardíaca congênita, insuficiência cardíaca, doença cardíaca reumática.

Fatores de risco:
Algumas condições médicas, assim como fatores de estilo de vida, bem como hereditariedade, podem colocar a pessoa sob um risco maior de doenças cardiovasculares. 

*Condições Médicas
Níveis altos de colesterol ruim no sangue
O colesterol é uma substância produzida pelo fígado ou consumida em certos alimentos. Colesterol é necessário ao organismo e o fígado produz quantidades necessárias para as necessidades do corpo. O colesterol é geralmente classificado como "bom" ou "ruim". Alto nível de colesterol HDL, o considerado bom, é benéfico e dá alguma proteção contra doenças cardíacas. Já altos níveis de LDL, o colesterol ruim, pode ocasionar doenças cardiovasculares. O perfil de lipoproteínas pode ser feito medindo as diferentes formas de colesterol, assim como triglicérides (outro tipo de gordura) no sangue. Quando há muito colesterol LDL no corpo -- devido à dieta e taxa na qual o colesterol é processado -- ele pode ser depositado nas artérias. Isso pode ocasionar o estreitamento das artérias, doença cardiovascular e outras complicações. 

Pressão alta
A pressão sanguínea alta é outro importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Essa é uma condição na qual a pressão do sangue nas artérias é muito alta. Um dos grandes problemas da hipertensão arterial (pressão alta) é o fato desta ser assintomática até fases avançadas. Achar que a pressão está alta ou normal baseado em sintomas como dor de cabeça, cansaço, dor no pescoço ou nos olhos, sensação de peso nas pernas ou palpitações, é um erro muito comum entre os hipertensos. A pressão alta não causa sintomas na imensa maioria das vezes. Quem é sabidamente hipertenso deve medi-la com frequência. Quem não é hipertenso mas tem história familiar forte, deve conferir sua pressão arterial periodicamente.
Abaixar a pressão ao fazer mudanças no estilo de vida ou por medicação pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares e ataque cardíaco.

Diabetes Mellitus
A diabetes também eleva o risco da pessoa ter doença cardiovascular. Com diabetes o corpo ou não consegue produzir insulina suficiente, ou não consegue usar a insulina que produz como deveria, ou ambos. Isso ocasiona o acúmulo de açúcares no sangue. Em torno de 3/4 das pessoas com diabetes morrem em decorrência de alguma forma de doença cardiovascular. Para pessoas com diabetes, é importante trabalhar com o médico formas de ajudar a administrar e controlar os fatores de risco.

*Estilo de Vida
Fumo
O fumo eleva o risco de doenças cardiovasculares. Fumar cigarros promove arteriosclerose e eleva os níveis de fatores coagulantes do sangue, como fibrinogênio. A nicotina eleva a pressão sanguínea e o monóxido de carbono reduz a quantidade de oxigênio que o sangue pode transportar. Exposição prolongada à fumaça do fumo de outras pessoas também pode elevar o risco de doenças cardiovasculares em não-fumantes. 

Dieta
Vários aspectos dos padrões de dieta têm sido relacionados a doenças cardiovasculares e condições relacionadas. Esses aspectos da dieta incluem ingestão alta de gordura saturada e colesterol, o que eleva o colesterol no sangue e promove arteriosclerose. Muito sal ou sódio na dieta pode ocasionar elevação na pressão sanguínea.

Sedentarismo
O sedentarismo está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Sedentarismo também pode ter impacto em outros fatores de risco, como obesidade, pressão alta, triglicérides altos, baixos níveis do (bom) colesterol HDL, e diabetes. Atividade física regular pode melhorar esses fatores de risco.

Obesidade
A obesidade está relacionada a altos níveis do colesterol (ruim) LDL e triglicérides, baixos níveis do colesterol (bom) HDL, pressão alta e diabetes.

Álcool
O consumo excessivo de álcool ocasionar elevação na pressão sanguínea e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Ingerir muito álcool também eleva o nível de triglicérides, o que contribui para arteriosclerose.

     Anticoncepcionais orais
   Os atuais ACOs têm pequenas doses de hormônios e os riscos de doenças           cardiovasculares são praticamente nulos para a maioria das mulheres. Fumantes, hipertensas ou diabéticas não devem usar anticoncepcionais orais por aumentar em muito o risco de doenças cardiovasculares.

Existem outros fatores que são citados como podendo influenciar negativamente os fatores já citados. Por exemplo, estar constantemente sob tensão emocional (estresse) pode fazer com que uma pessoa coma mais, fume mais e tenha a sua pressão elevada. Certos medicamentos podem ter efeitos semelhantes, por exemplo, a cortisona, os antiinflamatórios e os hormônios sexuais masculinos e seus derivados. 

*Hereditariedade
Doenças cardiovasculares podem ser hereditárias. Fatores genéticos provavelmente desempenham algum papel na pressão alta, doença cardíaca e outras condições vasculares. Entretanto, é provável que pessoas com o histórico familiar de doenças cardiovasculares também compartilhem o mesmo ambiente e fatores de risco.  

Prevenção de doenças cardiovasculares:
A princípio todas as pessoas podem tomar medidas de prevenção para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como:

Controlar o colesterol no sangue
Nível alto de colesterol no sangue é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Prevenir e tratar o colesterol alto inclue ter uma dieta com pouca gordura saturada e colesterol e com muitas fibras, manter um peso saudável, e praticar exercícios físicos regularmente. Todos os adultos devem testar os níveis de colesterol pelo menos a cada 5 anos. Se os níveis de colesterol forem muito altos, o médico pode receitar remédios para diminuí-los.

Prevenir e controlar a pressão alta
Estilo de vida saudável, como ter uma dieta saudável, praticar atividade física regularmente, não fumar, e ter um peso saudável ajudam a ter um nível de pressão sanguínea normal. Adultos devem ter a pressão checada regularmente. Se a pressão sanguínea for alta, a pessoa deve ver com seu médico como tratar e trazê-la a níveis normais. A pressão alta geralmente pode ser controlada com mudanças no estilo de vida e medicamentos quando necessários.

Prevenir e controlar o diabetes
Pessoas com diabetes têm risco maior de doenças cardiovasculares, porém podem diminuí-lo. Também pode-se diminuir o risco para diabetes em primeiro lugar, através da perda de peso e atividade física regular.

Não fumar
O fumo eleva o risco de pressão alta, doenças cardiovasculares e derrame. Nunca fumar é uma das melhores coisas que a pessoa pode fazer para diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Largar o cigarro também ajudará a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. O risco de pessoa ter ataque cardíaco diminui logo depois de parar de fumar. O médico pode ajudar a pessoa a parar de fumar.

Moderar a ingestão de álcool
O consumo excessivo de álcool eleva o risco de pressão alta, ataque cardíaco e derrame. Pessoas que bebem devem fazer isso com moderação e responsabilidade.

Manter um peso saudável
O peso saudável em adultos é geralmente indicado pela altura e peso usando-se o índice de massa corporal (IMC), que é obtido pela fórmula:
IMC = peso / (altura)2. Assim, uma pessoa com 1,80m e 85 kg tem um IMC de 26,23 ( 85 / (1,8)2). Um adulto com IMC de 30 para cima é considerado obeso. Pessoas com IMC entre 25 e 29,9 estão com sobrepeso. O peso normal é representado pelo IMC entre 18 e 24,9. Dieta apropriada e atividade física regular podem ajudar a manter um peso saudável.

Praticar atividade física regularmente
Adultos devem praticar atividades físicas de intensidade moderada pelo menos por 30 minutos na maioria dos dias da semana.

Ter uma dieta saudável
Juntamente com peso saudável e atividade física regular, uma dieta de modo geral saudável pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e colesterol, assim como prevenir obesidade, diabetes, doença cardíaca e derrame. Ter uma dieta saudável inclui comer muitas frutas e vegetais frescos, diminuir a ingestão de sal e sódio, e comer menos gordura saturada e colesterol.

Governo quer reduzir 2% ao ano o número de mortes causado com as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), entre elas o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares como infarto e AVC. O anúncio veio do ministro da saúde, Alexandre Padilha, após o lançamento do plano de ações à DCNT. A meta deve durar 10 anos.  O Plano Nacional vai fazer a sua parte. A proposta é distribuir gratuitamente remédios para diabetes e hipertensão arterial, aumentar os impostos sobre o cigarro, incentivar a prática de atividade físicas dentro do Programa Academia da Saúde, realizar exames preventivos e acordos com a indústria alimentícia para redução do sal e gordura trans nos alimentos. Faça você a sua!!!

Você também pode saber mais sobre doenças cardiovasculares aqui:


 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Doenças Crônicas não Transmissíveis - parte I

Foi lançado na ultima quinta-feira, 18/08, em Brasilia, pelo Ministério da Saúde, o Plano de Ações para Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT).O  Plano de Enfrentamento de DCNT foi desenvolvido por vários setores do governo em conjunto com entidades civis.

O plano visa preparar o país nos próximos dez anos para enfrentar e deter as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), dentre as quais: acidente vascular cerebral, infarto, câncer, diabetes, doenças respiratórias crônicas. No Brasil estas doenças constituem o problema de saúde de maior magnitude e correspondem a cerca de 72% das causas de mortes, atingindo fortemente camadas pobres da população e grupos mais vulneráveis, como a população de baixa escolaridade e renda.

O objetivo do Plano de enfrentamento de DCNT é o de promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e controle das DCNT e seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados para cuidados crônicos.
O plano aborda os quatro principais grupos de doenças (cardiovascular, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco em comum modificáveis (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade) e define diretrizes e ações em a) Vigilância, informação, avaliação e monitoramento; b) Promoção à saúde; c) Cuidado integral.

Com o intuito de informar, esse blog fará uma série de posts onde abordará os grupos de doenças, seus fatores de risco e cuidados para prevenção e melhor qualidade de vida.

Para saber mais sobre o Plano de Enfrentamento de DCNT acesse: www.portal.saude.gov.br

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Tempo seco e hidratação

Nesse tempo seco tem sempre alguém dizendo: tome bastante liquido, você tem que se hidratar!
Verdade! A falta de liquido atrapalha todo o funcionamento do corpo, respiração, circulação, rins e digestão podem ser afetados.

Mas você sabia que nem todos os liquidos ajudam na hidratação do corpo?
Refrigerantes de cola, chás preto e mate, adoçantes, bebidas alcoólicas e energéticos são exemplos de liquidos que não ajudam na hidratação, muito pelo contrário, por favorecerem a eliminação de liquidos até atrapalham.
A água é o melhor aliado da hidratação, assim como sucos e água de coco. Frutas e vegetais também ajudam.

Ou que liquidos demais podem fazer mal?
Água demais pode causar confusão mental e baixa concentração de sódio no sangue.

Ou que a cor da urina pode indicar falta de liquido?
A urina deve sempre ser clara, urina escura significa fala de liquidos.

Ou ainda que beber água apenas quando se está com sede não é o certo?
Quando sentimos sede significa que nosso corpo não está bem hidratado.

O ínicio.

Quando eu estava na faculdade uma de minhas professoras uma vez disse que: "se um profissional da área da saúde estudar 24 horas por dia, ainda assim, ele não estará totalmente atualizado tamanho o volume de informações e novidades na área".
Eu sempre fiquei com esse comentário na cabeça, ele é a mais pura verdade! Um dia o tomate causa problemas de saúde e no outro previne o câncer, um dia beber 2 litros de água é fundamental e no outro não mais.
Pensando nisso nasceu o 2 gotinhas de Rivotril® para, tentar, nos manter um pouco mais atualizados!